10 de mai. de 2011

Ser gentil vale a pena ?


Quem tem tempo hoje em dia para segurar uma porta aberta para alguém, dar passagem a outros carros no trânsito, ou cumprimentar várias pessoas que se chega a encontrar num dia? É difícil ser gentil, mas mais difícil ainda é conviver com a falta de gentileza dos outros. Principalmente ao dar com uma porta fechada na cara, ter o carro amassado por um apressadinho ou passar pela sensação de ser invisível. A idéia de que ser gentil vale a pena e traz benefícios tem sido comprovada por diversos estudos.

Vale a pena ser gentil? Lendo na internet esses dias um texto sobre gentileza, vi que para a ciência, a resposta é sim. Foi feito um estudo na Universidade da Califórnia e todos os voluntários registraram aumento na felicidade durante o estudo.
"Gentileza e boa vontade estão relacionadas à felicidade e as pessoas que tentam ser mais gentis no dia a dia tendem a experimentar mais emoções positivas e se tornaram mais alegres. A gentileza está ligada ao gene que libera a dopamina, neurotransmissor que proporciona bem-estar inclusive físico, isto é, auto-aprovação, calma, segurança, energia vital renovada e, conseqüentemente, melhora na saúde física."

Acontecimentos como tiroteios em escolas e suicídios por traumas de bullying, mostram a realidade de ser mais omisso em entender e reconhecer os sentimentos e necessidades de outras pessoas.
Gentileza não é sinônimo de fraqueza ou servidão. Há quem julgue uma pessoa gentil de manipulador, mas esses julgamentos vêm de pessoas grosseiras e egocêntricas.

Atitudes como dar lugar no metrô, ajudar alguém a carregar pacotes, abrir uma porta para o outro passar, ceder seu lugar na fila do caixa, dar passagem ao outro carro, oferecer-se para lavar a louça, etc... sem esperar elogios, carinho ou ganhos pessoais.Pergunte a um caixa de supermercado como seus clientes as tratam? Você pôde ser surpreendido com a resposta.

Nunca fazer o bem pensando no lucro do retorno. A verdadeira gentileza não pode ser comprada, vira uma atitude de manipulação do outro em benefício próprio.

Pessoas gentis, são mais simpáticas e felizes !



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Macys Printable Coupons